Curso Preparatório

O Curso Preparatório para Seleções de Pós-Graduação está alocado dentro da área de Formação e tem como premissa oferecer para pessoas negras, indígenas e/ou periféricas um percurso pedagógico sobre como funcionam as seleções de pós-graduação em instituições de ensino público.  

Depois de 20 anos de experiências independentes de ações afirmativas em algumas universidades públicas e com os 10 anos da Lei de Ações Afirmativas (12.711/2012) que universaliza essa política de educação no Brasil, muitas pessoas dos grupos beneficiários da lei, ou seja, pessoas negras, indígenas, de periferia, advinda de escola pública e pessoa com deficiência gostariam de seguir trilhando o percurso da carreira acadêmica, mas, em decorrência de diversas disparidades sociais, sofrem certas barreiras para continuar estudando e fazendo ciência.

É neste contexto e para diminuir algumas destas barreiras é que se encontra o Curso Preparatório para Seleção de Pós-graduação. Executado pela primeira vez no ano de 2018, já foram realizadas três edições com mais de 800 interessados e cerca de 100 tutorandos selecionados para trilhar o percurso de aprendizagem. Em 2022, o Curso Preparatório, que antes era executado de maneira independente, passa a fazer parte da estrutura de projetos do Instituto Sumaúma

Em seu formato mais atual do curso compreende 16 aulas que contabilizam cerca de 50 horas de conteúdo que abordam os seguintes temas: especificidades da pós-graduação no Brasil; como desenvolver um projeto de pesquisa; escrita acadêmica; e como se preparar para a entrevista e para a prova de proficiência de língua estrangeira. 

Além desses tópicos, a formação também aborda a luta de movimentos sociais para o direito à educação de grupos histórica e estruturalmente excluídos do sistema educacional, como a população negra, indígena e/ou periférica, e cuidados com a saúde mental no ambiente acadêmico.    

Depois do percurso didático, os tutorandos são encaminhados para as tutorias individuais com pesquisadoras e pesquisadores voluntários que atuam no campo científico e na proximidade temática de cada um dos projetos de pesquisa desenvolvidos durante o curso preparatório. Assim os tutorandos têm a oportunidade de refinar suas propostas de pesquisa com acadêmicos experientes e especialistas.