Comunicação Científica de Resistência

O projeto Comunicação Científica de Resistência está alocado dentro da área de Documentação e tem como proposição compartilhar a produção científica de pessoas negras, indígenas e/ou periféricas, bem como pautar demandas coletivas destes grupos sociais.

Para tanto, atuamos com as seguintes ferramentas de comunicação:

Blog: O objetivo é explorar o potencial documental da plataforma de blog para partilhar curadoria de materiais pertinentes para a comunidade científica e para a sociedade de modo geral. Em 2022 foram disponibilizados de forma gratuita 16 conteúdos sobre artigos acadêmicos, relatórios, listas de ferramentas e referências. 

Mídias Sociais: A partir de uma perspectiva criativa, a comunicação aplicada nas plataformas de mídias sociais do instituto colaboram para a disseminação de conteúdo sobre ciência, informações sobre o Instituto Sumaúma e de organizações parceiras com objetivos pautados em impactos sociais semelhantes. 

Podcast: A cada dia o audiovisual se consolida como uma estratégia potente de comunicação, a partir dessa premissa temos como objetivo utilizar esta ferramenta para alavancar debates importantes no campo da ciência. Em 2022 realizamos a Série ‘10 anos depois’ que – em cinco episódios – discute sobre os 10 anos da lei de ações afimartivas no ensino superior em instituições públicas de educação no Brasil. 

Newsletter: Essa ferramenta é utilizada para compartilhar, a partir de uma a perspectiva racial e territorial, uma curadoria mensal de artigos, relatórios, grupos de pesquisa, eventos e demais atividades e materiais relacionadas ao campo científico.

Eventos: Atividades como mesas de debate, seminários, encontros e reuniões de grupos de pesquisas são importantes oportunidades para trocas e aprendizagem coletivas. Portanto, o Instituto Sumaúma promove e se disponibiliza para construir oportunidades de diálogos a partir desta ferramenta de comunicação.