Repositórios Sumaúma

O projeto Repositórios Sumaúma está alocado dentro da área de Documentação e consiste na curadoria interna e disponibilização gratuita de documentos, materiais didáticos e referências que podem colaborar na construção do conhecimento e na evolução de carreiras acadêmicas.

A partir de uma curadoria constante de conteúdo, o projeto incide nos seguintes repositórios: 

Repositório de Oportunidades: O campo acadêmico é repleto de possibilidades de atuação além das mais comuns e conhecidas. Isso é perceptível quando observamos a quantidade de editais, chamadas públicas, fellowships, grants e outros tipos de demandas que, quase sempre, circulam somente entre os mesmos grupos e ambientes hegemônicos. Dessa forma este repositório tem como objetivo disponibilizar estas oportunidades de maneira sistematizada para facilitar o acesso e a criação de redes entre o público beneficiário do instituto.

Repositório de Ferramentas: Determinados instrumentos podem auxiliar no trabalho cotidiano de pessoas que atuam no campo do conhecimento. Portanto, esse repositório tem como objetivo listar ferramentas para tarefas como escrita, aplicação de métodos, leitura, análise, visualização, extração, tradução, gramática, organização de bibliografia e assim por diante.

Repositório de Aprendizagem: Boa parte das experiências e aprendizados sobre carreira acadêmica ocorrem para além da sala de aula. Portanto, este repositório tem como objetivo reunir oportunidades de eventos, encontros, articulações e outras atividades que colaborem na expansão do conhecimento em temáticas auxiliares ao desenvolvimento de pesquisadores. 

Repositório de Grupos e Núcleos de Pesquisa: As comunidades acadêmicas são extremamente importantes para o ecossistema universitário. Da resultante do trabalho de grupos e núcleos é possível encontrar relatórios, pesquisas, eventos, articulações políticas e outras maneiras de promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos. Assim, este repositório tem como objetivo disponibilizar uma lista de comunidades acadêmicas com suas respectivas informações de foco temático, acesso e outras informações pertinentes.