Quem Somos

O Instituto Sumaúma é um centro de formação, pesquisa e assessoria focado no desenvolvimento de carreiras acadêmicas de pessoas negras, indígenas e/ou periféricas. A organização também executa projetos de pesquisa, comunicação e divulgação científica, sobretudo a partir da produção e das demandas coletivas destes grupos sociais.

Estruturado como uma associação, o Instituto Sumaúma é uma organização sem fins lucrativos, orientada ao impacto social e com princípios organizacionais que dialogam com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade (04), Igualdade de Gênero (05), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (08), Redução das Desigualdades (10), Paz, Justiça e Instituições Fortes (16) e Parcerias e meios de implementação (17).

As áreas de atuação compreendem: Formação onde estão alocados os projetos Curso Preparatório para Seleções de Pós-graduação e o Caminhos; Documentação com os projetos Comunicação Científica de Resistência e Repositórios Sumaúma; Pesquisa com o projeto Sumaúma Lab – Laboratório Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade; e a área de Serviços onde se encontram os projetos sob demanda. 

O Curso Preparatório para Seleções de Pós-graduação existe desde 2018, quando se chamava Mestres Pretes, e foi o projeto inspiração para a criação desta organização. O Instituto Sumaúma vem sendo elaborado desde 2020, mas o lançamento oficial e início das atividades ocorreram no ano de 2022. Desde então:

Gostaria de conversar a respeito de qualquer tema abordado nesta página? Entre em contato por este formulário ou pelo e-mail contato[@]sumauma.org.