Série ’10 anos depois’ Ep. 01 com Juarez Xavier

A Lei no 12.711/12 – a lei de ações afirmativas ou como mais conhecida, a lei de cotas – que estabelece a reserva de vagas em instituições de ensino federais para grupos historicamente excluídos, completou 10 anos em 2022. Quais foram os impactos nos mais variados setores sociais, as melhorias necessárias e as perspectivas de futuro dessa importante ferramenta de democratização do acesso à educação e geração de conhecimento? É o que a Série ’10 anos depois’ pretende responder a partir de conversas com estudiosos e ativistas.

Neste episódio conversamos com o Professor Juarez Tadeu de Paula Xavier que é ativista antirracista, Jornalista (PUC/SP), Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac/Unesp/Bauru) e do Fórum das Vice-Direções da Universidade Estadual Paulista. Também é membro do Grupo de Pesquisadores da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade e representante da UNESP no Conselho Municipal de Cultura de Bauru. Na atuação com o tema ações afirmativas é membro da Comissão de Heteroidentificação e Presidente da Comissão Permanente de Permanência Estudantil, na UNESP.

Num papo inspirador que termina em música, o episódio passa por temas como o que são ações afirmativas e o sistema de heteroidentificação, prevenção de fraudes, a recepção dos alunos cotistas nas universidades e perspectivas de futuro no campo da educação.

🎧 Ouça no seu aplicativo de streaming preferido (Anchor, Soundcloud e Spotify) ou assista em nosso canal no Youtube. 🎧

Este trabalho, contemplado na chamada pública “O papel da ciência no Brasil de amanhã” (2022), recebeu apoio do Instituto Serrapilheira.

Ficha Técnica:

Coordenação Geral: Taís Oliveira (Instituto Sumaúma)
Apresentação: Juliane Sousa (Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca)
Pesquisadora: Natane Santos (Projeto n.dados)
Designer: Juliana Vieira
Comunicação: Elo Negro – Agência de Afrocomunicação
Equipe audiovisual: Josi Cuervo, Jaqueline Santana e Giovanna Baraldi (Coletivo Brazuca Girls)
Edição: Giovanna Baraldi (Coletivo Brazuca Girls)
Produção: Jaqueline Santana (Coletivo Brazuca Girls)
Áudio e Estúdio: Casa Preta Hub
Apoio: Diego Viana (Aluga Quebrada)
Interpretação de Libras: Jéssica Cardoso (Interprêta)

Posted in Série 10 anos depois and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *