Instituto Sumaúma compõe a cartilha AKOBEN como Iniciativa Inspiradora

A Cartilha AKOBEN é um guia proposto pelo AqualtuneLab para a diversidade, equidade e inclusão de pautas e nomes na construção de eventos por meio da participação de pessoas negras. Através da cartilha espera-se promover a participação de pessoas negras em eventos, gerar debate, desvelar a discriminação e, na promoção do reconhecimento, fomentar mais diversidade, equidade e inclusão.

Além disso, a cartilha AKOBEN oferta um modelo de compromisso, a ser firmado voluntariamente por quaisquer instituições tanto do setor público como privado, que queiram assumir um papel ativo contra a reprodução da uniformidade, da assimetria e da exclusão geradas pelo racismo estrutural e a manutenção de uma lista pública de pessoas negras com potencial real e legítimo para participar, com contribuições relevantes e significativas, de eventos específicos sobre o tema interdisciplinar de Direito e Tecnologia. 

A cartilha AKOBEN é composta por: 

  • 05 materiais informativos;
  • 34 Iniciativas Inspiradoras;
  • Modelo de Compromisso para instituições tanto do setor público quanto do privado;
  • Guia Prático para fomentar a presença de pessoas negras em eventos;
  • Uma lista com mais de 70 nomes, nacionais e internacionais, de pessoas negras com experiência, referências, para participar de eventos em muitos temas da interface entre direito e tecnologias digitais da informação e comunicação.

Dentro as 34 Iniciativas Inspiradoras podemos encontrar o Instituto Sumaúma, ao lado de outras iniciativas potentes como: AfrOya TechHub , Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as , Blogueiras Negras , Geledés Instituto da Mulher Negra , Instituto Marielle Franco, Preta Hub , entre outras. 

O Aqualtune Lab, através da cartilha, entende que a demanda por espaço para pessoas negras expressarem suas ideias e conceitos, desvelará essa invisibilidade, podendo ajudar na construção de uma verdadeira mudança social antirracista. Acesse aqui a cartilha AKOBEN.

Posted in Divulgação Científica, Institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *