Pesquisadores

Taís Oliveira (ela/dela) é Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Ciências Humanas e Sociais também pela UFABC (2019). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

É Fundadora, Diretora Executiva e tutora no Instituto Sumaúma e Professora de pós-graduação na Belas Artes, nas disciplinas de Criação e Produção de Conteúdo Digital (curso de Influência Digital, Entretenimento e Carreira) e Métricas e Avaliação para Mídias Sociais (curso de Produção Cultural).

Na pesquisa acadêmica se debruça em temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade com intersecções de raça e gênero.

Marcus Vinicius de Jesus Bomfim (ele/dele) é Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos (DIGICORP) pela ECA-USP (2011) e em Gestão de Processos da Comunicação (GESTCOM) também pela ECA-USP (2003). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2001).

Atua como Professor Assistente no curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), como Consultor em Comunicação e Diversidade e Pesquisador Associado e tutor no Instituto Sumaúma.

Lina Moreira (ela/dela) é Doutora em Cultura do Empreendedorismo, Inspiração e Inovação (UMESP). Mestre em Comunicação Mercadológica e Institucional também pela UMESP e publicitária (Unip). Pesquisadora do grupo C.O.R.T.E.

Atua como sócia-fundadora da GENYZ – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento em Soluções 3D para negócio e Indústria 4.0, sócia da AVO Consultoria e docente no Centro Universitário Belas Artes. Além disso, também é Pesquisadora Associada e tutora no Instituto Sumaúma.

Tarcízio Silva (ele/dele) é Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do UFABC (UFABC). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação com habilitação em Produção Cultural também pela UFBA (2009).

Atualmente é Tech + Society Fellow na Mozilla Foundation, Curador na Desvelar e Pesquisador Associado e tutor no Instituto Sumaúma. Em sua pesquisa de doutorado investiga Racismo, Inteligência Artificial e Epistemologia da Ignorância.

Fernanda Silva e Sousa (ela/dela) é Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e Bacharela e Licenciada em Letras também pela USP (2017).

Neste momento em sua carreira atua com revisões e traduções para editoras e revistas, dentre as quais estão as obras Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão, de Saidiya Hartman (Bazar do Tempo, 2021), Pensamento negro radical: antologia de ensaios (Crocodilo edições, 2021) e Marxismo negro, de Cedric Robinson (Perspectiva, no prelo). Escreve resenhas literárias para a Folha de S. Paulo, desenvolve ensino de comunicação escrita e oral no projeto de extensão Incluir Direito, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e colaborou com material formativo para o programa Escrevendo o Futuro, responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa. Além disso, também é Pesquisadora Associada e tutora no Instituto Sumaúma.

Em seu doutorado desenvolve a pesquisa “A terrível beleza cotidiana do negro drama: os diários de Lima Barreto e Carolina Maria de Jesus à luz de uma tradição literária e musical afrodiaspórica”, sob fomento da FAPESP. Desde 2014, ainda na graduação, tem se dedicado a investigar as relações entre raça, literatura, educação e participado de inúmeros eventos e ações a respeito dessa temática.

João Raphael da Silva (ele/dele) é Doutorando em Serviço Social e Política Social na Ulster University (UU), na Irlanda do Norte/Reino Unido. Mestre em Relações Internacionais pela Central European University (CEU). Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalle-RJ).

Atualmente é Assistente de Ensino na Ulster University (Belfast, Irlanda do Norte/Reino Unido), Professor Visitante na University of Roehampton (Londres, Inglaterra/Reino Unido) e Avaliador na Royal Holloway, University of London (Londres, Inglaterra/Reino Unido) e na Coventry University (Coventry, Inglaterra/Reino Unido). Também é Pesquisador Associado e tutor no Instituto Sumaúma.